Hoje em dia é muito difícil uma pessoa não fazer parte de uma rede social. Então, convido o leitor a fazer uma análise das suas atividades e de seus amigos nas redes.

Quantas mensagens motivacionais, de auto-ajuda, citações de famosos, você não lê todo dia, veiculadas com alguma imagem tocante de fundo? Coisas do tipo “Aprende, quando uma pessoa gosta de ti de verdade, ela não desiste de ti.” Vira e mexe aparece uma frase do Einstein, considerado pela massa um gênio e oráculo de sabedoria. Apenas olhe um pouco as mensagens que são compartilhadas.

Na maior parte das vezes, as mensagens são óbvias demais para precisarem ser ditas. Muitas vezes elas encobrem significados, encobrindo a situação em que foram ditas. Por exemplo, essa semana circulou uma suposta frase do Einsten dizendo “O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada.” Primeiro, é de se duvidar da autenticidade da citação. Segundo, que Einstein era assumidamente socialista, então, os que não fazem nada são os reacionários que deverão ser eliminados.

Mas isso não vem ao caso agora. Não é o que eu pretendo mostrar.

Voltando ao assunto, repare nas pessoas que repassam essas mensagens. Algumas conseguem fazer isso a uma taxa impressionante, às vezes 20 em uma hora. Por que isso? A resposta que eu imagino ser a mais próxima da realidade é que estão buscando de toda forma uma base de valores morais. O ser humano precisa disso. Precisa saber o que é certo e o que é errado, bom e mal.

A sociedade não fornece mais essas respostas. Estamos tomados pela criminalidade em todos os lugares. As igrejas se esvaziaram. No lugar delas ou criou-se um vácuo ou um aspirador de dinheiro. Não existem mais líderes espirituais. E o que mais se tem é gente perdida nesse limbo, sem um norte moral. Não existe mais quase nada que as guie, somente as frases de efeito.

Então, as pessoas vão acumulando frases de efeito. Na esperança de que, para cada situação da vida, existirá uma frase que a dirá o que fazer. Obviamente isso não vai acontecer. Existem muito mais situações do que frases. E com isso a ética vai se perdendo, principalmente entre os jovens.